1. Genética

 

 

Para este subtema foi nos dado pela nossa professora os seguintes powerpoints de apoio:

 

pp_psi__tema_1_antes_de_mim_okxlpxl8.ppt (1,2 MB)


Programa_aberto_programa_fechado_Prematuridade_e_neotenia.pptx (679,3 kB)

Inacabame.pptx (97,2 kB)
 

Gattaca

 


 

No âmbito deste subtema, foi proposto pela professora a visualização do filme GATTACA na sala de aula.

 

 

GATTACA (nome foi criado a partir das iniciais das quatro substâncias que compõem o DNA: Timina, Citosina, Guanina e Adenina) é um ensaio sobre o que poderia ser uma sociedade em que o destino das pessoas fosse pré-determinado cientificamente, em que não houvesse o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro, uma narrativa sobre um futuro possível onde o destino de todo o ser humano dependesse do seu código genético. 

Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar uma hierarquia social com base em discriminações que já não se devem ao estatuto social, ao poder económico, à cor da pele, ao género ou opção social., mas ao potencial genético.

Mas o filme realça, igualmente, que cada pessoa é o resultado da interação complexa entre o seu património genético e o meio, sendo este determinante no desenvolvimento da personalidade e competências do indivíduo.

 

(baseado em https://www.unicamp.br/ifch/hz144/1S2000/Informacao_meio_controle/FilmeDanilo1.htm)

 

GUIÃO DE EXPLORAÇÂO DO FILME

 

1.    O filme fala-nos de duas formas de conceção das crianças. Identifica-as.

 

O filme fala-nos de duas concepções das crianças: a natural, que, no filme, é produto do ‘’amor’’ dos pais, e da qual resultou a personagem Vincent (no filme, os seres humanos produzidos biologicamente são tidos como inválidos); e a artificial, que inclui uma série de etapas feitas em laboratório, e cujo objectivo se prende com a escolha do ‘’embrião’’ mais apto geneticamente, ou seja, o mais capaz, o que tem menor probabilidade de aparecimento de doenças e deficiências, de que resulta a personagem Anton. A concepção artificial constitui, também, o incremento de uma nova esperança aos casais inférteis, a ultrapassagem de uma barreira: a da infelicidade.

 

2.    O que se procura com a programação genética dos seres humanos?

 

A programação genética procura a criação de um império de seres humanos geneticamente mais aptos, cujas características são próximas da perfeição – conceito de Eugenia -, tais como o aumento da esperança média de vida, a diminuição do aparecimento de doenças por contaminação de espaços (no filme há uma preocupação extrema com a limpeza – no caso de Vincent, que, todos os dias escovava o corpo de modo a não deixar vestígios da sua presença, como as células mortas que existem na epiderme), entre outros.

 

3.    Qual é o facto decisivo que leva Vincent a prosseguir o seu sonho?

 

Desde criança que Vincent tinha o sonho de ser astronauta, e à medida que os anos passavam, a personagem estudava os livros e procurava estar informado sobre o tema. Porém, o resultado de uma concepção biológica que Vincent é, determina o seu modo de vida: um menino extremamente sensível, protegido ao máximo pelos pais – é como um ‘’boneco de porcelana’’. Assim, estas circunstâncias em conjunto com o facto de Vincent querer mostrar que, apesar de ter problemas de saúde, pode obter o que os outros obtêm, concede-lhe a força interior necessária para poder prosseguir o seu sonho.  

 

4.    Como avalias a personagem de Eugene, que após uma tentativa falhada acaba por suicidar-se?

 

Eugene constitui uma personagem muito interessante, dado representar uma contradição entre os eu exterior e interior. Se, externamente, é bonito, atlético, válido, internamente é vazio: tem tudo e ao mesmo tempo não tem nada, nem ambições nem projectos, desejos, nada. No fundo, desistiu da vida por não ter terminado a prova de natação em 1º lugar, daí a tentativa de suicídio que o acaba por deixar paralisado.

O atleta é, portanto, o passaporte de Vincent para o seu sonho, ser astronauta, visto se tratar de uma época em que há a supremacia da concepção artificial, onde é valorizada a ‘’carta genética’’ dos indivíduos.

 

5.    Em que medida o relacionamento entre a personagem principal e Irene questionam a base de um sistema biologicamente determinado?

 

O relacionamento de Irene e Vincent questiona a base de um sistema biologicamente determinado dado se tratar de uma época onde, como já foi referido, há uma sobrevalorização dos indivíduos geneticamente preparados face aos concebidos naturalmente.

Esta relação mostra que, independentemente do facto de os indivíduos serem pré-preparados ou não, isto não vai alterar a dimensão das emoções e dos sentimentos inerente ao Homem. O Homem é alterado apenas geneticamente, na disposição dos nucleótidos do DNA, não na sua forma de amar. Este último ponto vem mostrar que, apesar de haver uma tendência para a pré-programação dos indivíduos, há características que não são manipuláveis. 

 

6.    Relaciona hereditariedade e meio na construção do comportamento humano.

 

O fenómeno da Hereditariedade pode ser definido como o conjunto dos processos biológicos que garantem a transmissão dos caracteres, de geração em geração. Quando se fala de comportamento humano é importante referir os conceitos de genótipo e fenótipo. O genótipo diz respeito ao património genético dos indivíduos, que se encontra codificado no DNA (ácido desoxirribonucleico); o fenótipo prende-se com a interacção entre o genótipo e o meio.

Assim, podemos afirmar que o comportamento humano se relaciona com a carga genética dos indivíduos, mas resulta da sua interacção com o meio.

Wheeler fez um estudo no sentido de relacionar hereditariedade e meio. Este consistia na análise do Q.I. de grupos de crianças, - um da etnia cigana, e o outro de uma população isolada que vivia num ambiente montanhoso – e na sua comparação com o Q.I. das crianças ‘’normais’’. Após, percebeu que o quociente de inteligência das ditas crianças se encontrava abaixo da média. Assim, tratou de incentivar o ensino e a educação nestas zonas. Passados alguns anos, o Q.I. tinha aumentado 10 pontos.

Wheeler concluiu que o ser humano resulta do produto entre genética e meio. 

 

 

 

 

 

 

 

2. Cérebro

 

 

Para este subtema a nossa professora forneceu-nos os seguintes powerpoints:

 

aesjt.pt/moodle/file.php/473/Lentificacao_e_individuacao.pdf

 

cerebro_I.ppt (515 kB)


Tema_1_notas_de_sintese.ppt (1,3 MB)

 

SNC (1).ppt (2 MB)
 

Trabalho de Grupo

 

No âmbito deste sub-tema, foi proposto pela professora a realização, a pares, de um trabalho sobre os " Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano".  O meu grupo, composto por mim e pela minha colega Vanessa Carvalho, ficou com o tema referente à "Unidade Funcional do Cérebro". Para facilitar o a realização deste trabalho, começámos por fazer um trabalho escrito em word como forma de dar apoio ao nosso trabalho em powerpoint. 

 

Unidade Funcional do Cérebro.pptx (855,2 kB)


Trabalho teórico - Unidade Funcional do Cérebro.docx (23,1 kB)
 


 

 

 

 

 

3. Cultura

 

 

 

        Relativamente a este subtema foi proposto pela professora Manuela Arriaga a realização de um trabalho onde tínhamos de selecionar uma determinada cultura, ou uma tradição, ou uma crença, ou um ritual, ou uma prática para mostrar as diferentes expressões culturais (diversidade cultural).

    O meu grupo decidiu fazer um pequeno teatro que simbolizava um debate entre duas culturas bastantes diferente, a cultura ocidental, representada pela Polónia e a cultura africana, representada pela tribo Himba.

 

Cultura (2).pptx (4 MB) (Powerpoint usado como suporte visual durante a apresentação)


guião.docx (22,7 kB) (Guião feito pelo grupo de modo a orientar a nossa apresentação)
 

 

 


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